Gestion des cookies
logo-lpf crocheter une serrrure


Como abrir todas as fechaduras sem a chave, descrição da técnica  bumping ou bump key.


Atenção: você só pode abrir as suas fechaduras ou as fechaduras de outra pessoa com a sua autorização, abrir uma fechadura sem o acordo do utilizador final é fortemente punido pela lei.
Quando batemos numa bump key criamos um vazio entre os pinos superiores e inferiores o que permite de abrir facilmente as fechaduras clássicas e algumas fechaduras de alta segurança.
Animation pour le bumping
A animação precedente permite de visualizar o que se passa dentro da fechadura.
A técnica é o bumping, a ferramenta é a bump key (chaves micha no Brasil).
A maneira mais simples de abrir as fechaduras que funcionam com pares de pinos é de dar um golpe seco nos pinos que estão em contacto com a chave, isto vai provocar uma transferência de energia entre o pino inferior e superior o que vai fazer com que o pino inferior fique em baixo e o outro suba sozinho, isto cria um vazio entre os dois pinos o que vai permitir de abrir a fechadura durante algumas pequenas fracções de segundo.
Como no bilhar, se tivermos duas bolas uma contra a outra, quando batemos na primeira bola esta vai transferir a energia recebida à segunda bola e é esta que se vai deslocar enquanto a que recebeu o impacto inicial fica no mesmo sitio ou quase.

O que é uma bump key?

bump keyUma Bumpkey é uma chave feita a partir de uma chave 999, ou de uma  depth key, termos técnicos para dizer uma chave do mesmo modelo da fechadura que queremos abrir na qual todos as os cortes ou buracos estão à profundidade máxima utilizada sobre as chaves desta marca.

Uma chave 999 vai abrir muitas fechaduras desta marca mas para abrir todas (teoricamente), os fabricantes aumentam um bocado mais a profundidade dos buracos ou dos cortes  e limam um bocado o batente  e às vezes a extremidade da chave para permitir  à chave de entrar mais um bocado na fechadura e poder criar o desnível necessário sobre os pinos.

Na foto precedente temos as minhas bumpkeys, todas feitas com uma  lima e abriram pelo menos uma fechadura.
Bump key serrures a micropoints



Aqui ao lado uma Bumpkey de uma fechadura a micro pontos , feita com uma máquina de copiar chaves. Como pode-se ver o primeiro e o último buraco são bastante profundos, o que não impediu a fechadura de ser aberta.




bumping boite aux letres
Sobre esta fotografia temos a bumpkey e a chave da fechadura, apesar da diferença a fechadura é aberta facilmente um dos  vídeos laterais mostra esta abertura.


Como utilizar uma bumkey?
Método antigo.
O método antigo consiste em meter a Bump key puxar a chave de um corte para trás e bater sobre a chave e rodar um bocadinho depois de bater  ou então quando se bate aplicasse uma força de rotação muito ligeira. A tensão de rotação é  fácil de dominar sobre uma fechadura que não tem pinos anti loclpicking, mas para as outras muitas vezes é  necessário um timing muito preciso para abrir a fechadura, é necessário bater e imediatamente depois rodar a bumpkey.

Método do movimento mínimo.
Quando metemos a bumpkey na fechadura esta sai  ligeiramente, porque quando se limou criou-se uma decalagem entre os cortes e os pinos quando largamos a chave como os pinos se encontram na inclinação as molas vão empurrar os pinos contra a chave e esta sai para fora até ficar entre as duas inclinações, vamos chamar a isto "posição de repouso". Para abrir a fechadura com este método metemos a bum key na posição de repouso, mandamos uma pancada na bump key com o instrumento da nossa escolha e aplicamos o método de rotação descrito em cima.

O falso bumping "bumping low impact"
Esta técnica consiste em meter et tirar a bumpkey e rodar ao mesmo tempo até que as fechadura se abra, isto não funciona como o bumping mas mais como a abertura com passagens sucessivas dos picks (ver a pagina picks), é preciso dizer também que esta técnica funciona sobre um número muito limitado de fechaduras da marca em questão. É absurdo comparar esta técnica com o bumping porque o princípio não é o mesmo, e como técnica de lockpicking não é muito eficaz , ela abre apenas certas combinações e à condição que os pinos se alinhem numa ordem especifica . Não posso dizer a percentagem de fechaduras que podem ser abertas assim  mas é muito muito baixo.

 Algumas verdades sobre o bumping.
Este método de abertura fez muito barulho na Alemanha e nos países nórdicos, e é quase desconhecido no resto da Europa.
O bumping funciona melhor sobre fechaduras novas que sobre fechaduras que já tenham servido alguns anos, a oxidação e a sujidade que acaba por entrar na fechadura  vai bloquear um bocado os pinos e estes poderão não subir  o necessário para permitir a abertura.
Nas fechaduras antigas o Pick Gun é mais eficaz de uma maneira geral.
O bumping precisa de uma chave diferente para cada marca e cada  modelo terá um bumpkey diferente.
Para as chaves "normais" dos cilindros paracêntricos sobre um catálogo temos  mais de um milhar de bumpkeys a fazer, mas há uma dezena de bumpkeys que vai  abrir mais de metade fechaduras no mercado. Isto é verdade para a maior parte dos países, uma dezena de chaves abre mais da metade fechaduras, mas as dez alemãs não são as  mesmas que as 10 francesas, com um pouco de sorte há duas ou três que coincidem, mas nenhuma no topo da lista.
 Um detalhe importante são as  chaves "universais" que permitem fazer vários modelos, mas as bump keys feitas nos passes são mais frágeis, e certas marcas tem os pinos em posições diferentes  o que vai tornar a abertura aleatória. .

Animation pour le bumping
Sobre a animação pode-se ver porque é que  algumas Bumpkeys funcionam sobre certas fechaduras e não sobre autras, aqui é uma Bumpkey mal feita que vai abrir apenas algumas combinações, mas com as chaves universais tem-se o mesmo tipo de problema, existe uma decalagem entre os cortes da chave e os pinos o que faz com que alguns pinos fiquem sempre sempre no parte fixa do cilindro e impedem a fechadura de abrir.

Para as chaves de segurança e segurança elevada  a coisa é mais delicada, certas marcas podem ser abertas muito dificilmente e outras facilmente mas certas pessoas tem  tendência a generalizar.
Se pudéssemos simplificar diria que  para as chaves com micro pontos, seis buracos de cada lado da chave e sem buracos laterais são mais ou menos fáceis de abrir a partir 10 buracos será difícil de abrir. Um meio para saber quantos pares de pinos tem a fechadura é contar todos os buracos presentes na chave e dividir por dois. Apenas algumas fechaduras tem pinos em todos os buracos.

O problema quando se fala de bumping é que aquele que quer mostrar o bumping vai procurar uma fechadura no seu stock  que abre facilmente e vai mostrar essa abertura a toda a gente e esquece todas aquelas que ele não abre, os fabricantes fazem o contrário.

Mas é importante dizer que até à seis pinos, as fechaduras serão vulneráveis à este tipo de abertura.

As Bumpkeys para as fechaduras clássicas e para algumas fechaduras cruciformes podem ser feitas á mão com uma chave da marca e uma lima. As Bumpkeys para as fechaduras a micro pontos necessitam de  uma maquina  para copiar chaves normal e muita técnica, ou então uma máquina de reprodução de chaves eletronica e pouca técnica.